É domingo, mas a Universidade Estadual de Maringá não para. O motivo: o vestibular de verão. 13 mil 118 candidatos disputam 1519 vagas em dois dias de prova. No primeiro deles os estudantes realizam testes de conhecimentos gerais e redação. Por isso, de valia tudo para relaxar antes de entrar na sala e começar as provas. A reportagem viu muitos estudantes com fone de ouvido, ouvindo música. No caso do Gianecchini da Silva, de 16 anos, o que fazia a cabeça dele era o pop.
As provas de seleção para o vestibular da UEM ocorrem em Maringá e outras dez cidades do estado. Mas vem gente de fora tentar uma vaga. A Pietra Zanata, de 17 anos, veio do Mato Grosso do Sul. E antes da prova - ansiedade…
A Raiane Santos, de 17 anos, quer cusrar odontologia. Ela se dedicou aos estudos, e neste doming se alimentou bem. Tudo para manter o espírito tranquilo.
O curso mais concorrido, claro, é o de medicina. 209,8 candidatos por vaga. Só que muitos fazem o vestibular como treineiro, só para ver como é. O Pedro Martins, de 16 anos, falou que vai se preparar mesmo no ano que vem. Neste ano é só uma experiência.
Nesta segunda-feira (09), as prova serão de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira e conhecimentos específicos. O resultado do vestibular de verão será divulgado no dia 17 de janeiro de 2020.