A Universidade Estadual de Maringá realizou dois processos seletivos nesse domingo (27). Foi a primeira edição do vestibular exclusivo para pessoas com deficiência e mais uma edição do PAS, o Processo de Avaliação Seriada. Somando os dois processos, 23.916 estavam inscritas para realizarem as provas.
O concurso foi realizado em 11 cidades do Paraná, Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama. Ao todo, para o PAS, foram 11.342 inscrições na etapa 1; 6.880 inscrições no segundo ano e 5.626 inscrições na terceira etapa. A UEM ofertou 747 vagas para os alunos que chegaram à terceira etapa do concurso.
Do total de inscritos, a UEM registrou 20% de abstenção, ou seja, de estudantes que não compareceram aos locais de prova.
O vestibular PCD foi instituído pela UEM em uma resolução de 2021 que abriu vagas a mais para estudantes que declararam ter algum tipo de deficiência. Ao todo, eram 189 vagas disponíveis para todos os cursos de graduação da universidade. A UEM recebeu 68 candidatos inscritos. Sendo que 16% desse número não compareceu para realizar a prova.
De acordo com a CVU, Comissão Central do Vestibular Unificado, para realização do vestibular, 2.130 pessoas estiveram envolvidas entre organização, fiscalização, segurança e aplicação das provas dos dois concursos.
O gabarito provisório das provas será divulgado às 15h desta segunda-feira (28), site do vestibular da UEM. Os resultados do Vestibular PCD e da terceira fase do PAS serão divulgados no dia 20 de abril. Já os resultados das etapas 1 e 2 do PAS estarão disponíveis em 20 de maio, no site da CVU.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550