A estudante Giovanna de Assis Silva, de 16 anos, é uma das formandas da 3º Turma dos jovens aprendizes do Programa Florescer – Formando para o Trabalho, oferecido por um grupo maringaense de empresas de transporte. Antes da formação, a Giovanna não sabia que profissão iria seguir. Agora, já tem um direcionamento.
A formatura dos 30 jovens aprendizes ocorreu nesta terça-feira (19). O curso de aprendizagem é o primeiro do Brasil com foco em logística. A formação durou um ano e meio. No período, os estudantes de 16 e 17 anos puderam trabalhar em diversos setores das empresas do Grupo G10, como almoxarifado, financeiro, logística, entre outros departamentos. A estudante Rafaella Delphin vai sentir falta das pessoas que conheceu neste processo de aprendizagem.
Além de trabalhar, os jovens aprendizes tiveram aulas teóricas duas vezes por semana. A coordenadora do Programa Florescer, Fátima Cristina de Souza, ressalta que os alunos estão saindo prontos para ingressar no mercado de trabalho.
Dos jovens aprendizes que se formaram, quatro foram contratados pela Transpanorama e um pela Transfalleiro. O projeto conta com o apoio do Lar Escola da Criança e do Sest Senat.