O cenário é de flexibilização. O uso de máscaras em locais abertos no Paraná deixou de ser obrigatório e, aos poucos, as pessoas vão retornando à normalidade. Mas os cuidados não podem parar. Quase 80% da população está com a cobertura vacinal completa, com duas doses ou a dose única, mas muitos paranaenses não voltaram aos postos de saúde para receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19.
Segundo um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), cerca de 3,8 mi de pessoas tomaram a primeira e segunda doses, mas não compareceram para a receber a terceira, no prazo recomendado pelo Ministério da Saúde.
O número leva em consideração um universo de 8,2 mi de pessoas aptas a tomarem o reforço, representando quase 50% dessa população. Ainda conforme o estudo, o maior grupo de faltosos está na faixa etária entre 20 e 34 anos.
Em entrevista à Agência Estadual de Notícias, o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, faz um apelo. [ouça no áudio acima]
Uniflor, município na região de Maringá, é a cidade com o menor índice de "faltosos" em todo o Paraná, com apenas 24,5%. Das 2.023 pessoas aptas à imunização, apenas 496 estão em atraso na cidade.
Com informações da AEN
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550