50 raios caíram em Maringá na madrugada desta terça (8)
50 raios caíram em Maringá durante temporal na madrugada desta terça (Imagem ilustrativa/Foto: Acácio Cordiolli/StorMaringá)

Temporal

50 raios caíram em Maringá na madrugada desta terça (8)

Cidade por Iasmim Calixto/GMC Online em 08/08/2023 - 13:52

Cerca de 50 raios caíram em Maringá durante o temporal registrado na madrugada desta terça-feira (8). A informação foi divulgada pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Segundo o meteorologista Samuel Braun, diversos raios nuvem-solo atingiram a cidade. “Foram aproximadamente 50 raios nuvem-solo (raios que atingiram o solo). Normalmente temos vários intra-nuvem, que acabam não trazendo impacto para a população.“

Braun afirma que os chamados raio-nuvem-solo são os fenômenos que mais causam impactos na população.

“Quando ocorrem tempestades, é muito comum a ocorrência de diversos tipos diferentes de descargas atmosféricas. A que impacta a população é o que na meteorologia é chamado de raio-nuvem-solo, ou seja, aquela descarga atmosférica que alcança a superfície terrestre e que acaba provocando, por exemplo, em algumas situações a queda de energia e até mortes“, diz.

O meteorologista ainda explica o fenômeno das descargas atmosféricas chamadas intra-nuvem, que são as principais descargas observadas durante uma tempestade.

“No geral, a maior parte das descargas atmosféricas que ocorrem durante uma tempestade são o que nós chamados de intra-nuvem, ou seja, são descargas elétricas que ocorrem dentro da própria nuvem ou de uma nuvem para outra. Essas são as principais descargas atmosféricas que ocorrem durante uma tempestade.“

Braun ainda afirma que a quantidade de descargas atmosféricas registradas em Maringá nesta terça-feira está dentro da normalidade do que se espera para uma tempestade.

“Durante a madrugada e início da manhã de hoje [terça-feira, 8] nós tivemos em torno de 50 raios nuvem-solo na cidade de Maringá. Não há um número médio, específico, por exemplo, por dia de ocorrência de descargas atmosféricas […] mas é um número normal dentro de uma tempestade que avança pelo estado do Paraná.“

Ouça o meteorologista do Simepar, Samuel Braun. Ele explica o que é uma tempestade de raios e a diferença entre raios nuvem-solo e raios intra-nuvem.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade