60 venezuelanos são transferidos para Goioerê
Foto: Romério Cunha/Casa Civi

Interiorização

60 venezuelanos são transferidos para Goioerê

Paraná por Victor Simião em 29/08/2018 - 16:57

Eles chegam ao local na sexta-feira (31). Ação é uma medida do Governo Federal. 

A reportagem foi atualiza às 18h30 desta quarta-feira (29). Nela, a Secretaria de Assistência Social se pronuncia oficialmente. 

Nessa sexta-feira (31), o município de Goioerê (a 160 km de Maringá) vai receber 60 venezuelanos. Eles chegam por meio de uma ação do Governo Federal que busca interiorizar quem vem do país vizinho. Cerca de 300 imigrantes em situação semelhante devem ser abrigadas em várias cidades do país. Nos últimos meses, milhares de venezuelanos têm entrado no Brasil por meio da fronteira com Roraima.

Goioerê foi escolhida porque tem uma sede da Aldeias Infantis SOS, uma ONG que auxilia o Governo Federal e a Acnur, o alto comissariado da ONU para refugiados.
Nesta semana, o subgestor nacional da organização, Sérgio Marques, está em Goioerê para auxiliar os preparativos. Ele explica que a Aldeias vai ofertar casas para os venezuelanos, além de ajuda para a integração na comunidade local.

Os venezuelanos fizeram uma série de exames para se regularizar no Brasil. Eles serão transportados em um avião da Força Aérea Brasileira até Curitiba nessa quinta-feira. Depois, viajarão de ônibus até Goioerê.

O município foi comunicado sobre a chegada dos venezuelanos na semana passada. A cidade tem cerca de 30 mil habitantes.
Segundo a secretária municipal de assistência social, Simone Coelho, o município se preparou para receber os 60 imigrantes, inclusive pensando nos 20 que precisam ser matriculadas em escolas.
 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade