Opinião
A questão é o comportamento de cada um
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 16/04/2020 - 08:00O vereador Jean Marques conseguiu na Justiça uma liminar, impetrou Habeas Corpus que suspende o toque de recolher em Maringá, implantado por decreto do poder municipal. Marques considera que a medida que impede a circulação de pessoas das 21h às 9h é inconstitucional, fere o direito de ir e vir. Além disso, o parlamentar afirma que ela não traz nenhum benefício para a contenção da contaminação do novo coronavírus.
Jean Marques está certo. As medidas impostas pela prefeitura municipal não conseguiu evitar que a cidade tivesse um número maior de mortos para cada 100 mil habitantes em todo o Paraná. Ficando à frente de Curitiba. Hoje, até este momento, são 5 óbitos pela covid-19.
Considero que não são as medidas de fechamento de boa parte do comércio que irá reduzir a propagação do vírus. O que tem eficiência são os cuidados que as pessoas devem tomar nos ambientes onde estão. O distanciamento, higiene pessoal e o isolamento social do grupo de risco devem ser levadas a sério.
Nas empresas que retornarem teve se obedecer a critérios rigorosos para evitar aglomeração, impor o uso de máscaras e a limpeza das mãos com água e sabão e álcool em gel. Tudo isso conta.
O poder público deve colocar seus esforços para fiscalizar o comportamento da sociedade e incentivar denúncias de cidadãos que percebam que as medidas de higiene e distanciamento não estejam sendo cumpridas.
Se pegarmos o exemplo da dengue teremos uma medida do maior obstáculo que temos hoje para podermos ter o retorno de parte considerável das atividades econômicas, o comportamento de cada um. Se o mosquito da dengue se prolifera em áreas onde falta o cuidado com a limpeza dos espaços privados. Pois é nele que se tem acúmulo de água e a proliferação de focos de larvas do aedes-aegypti. A proliferação da covid-19 tem nos descuidos particulares o seu maior meio de transmissão.
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade