Abrigo infantil é depredado por crianças após 4ª fuga em dois dias
Foto: Reprodução/redes sociais

Maringá

Abrigo infantil é depredado por crianças após 4ª fuga em dois dias

Cidade por Luciana Peña em 28/05/2025 - 08:29

Um grupo de crianças depredou o abrigo municipal de Maringá na noite dessa terça-feira (27). As crianças ocuparam a rua em frente ao abrigo e atiraram pedras quebrando os vidros das janelas. Os meninos e meninas também subiram no telhado e na marquise, de onde atiraram mais pedras.

Uma menina foi contida por um guarda municipal com uma faca de cozinha na mão. Um menino machucou o pé e foi atendido pelo Samu. A Defesa Civil precisou isolar o entorno do abrigo.

O quebra-quebra começou no final da tarde depois da quarta fuga de crianças do abrigo, em dois dias.
Elas foram localizadas, voltaram para o abrigo, mas iniciaram a depredação.

A primeira-dama Bernadete Barros esteve no local e conversou com as crianças.

Por volta das 22h, as crianças foram levadas para um alojamento, em outro local, que não pode ser informado por questão de segurança.

Algumas crianças foram para a casa de educadores e voluntários.

Claudia Bocchi, que acolheu um menino de 10 anos, apontado como a criança que liderava os outros meninos e meninas, conversou com a reportagem da CBN Maringá.

Em mensagem de texto Claudia disse que o menino antes de ir para a casa dela perguntou: “Você vai mesmo querer me levar e se eu quebrar todinha a sua casa?” E ela respondeu: “Isso não vai acontecer porque lá tem amor”.

No quarto onde a criança dormiu havia um quadro da Catedral de Maringá. O menino disse que não gostava da Catedral porque foi lá que tiraram ele da mãe.

O quadro foi retirado por Cláudia.

A família do menino vive numa cidade da região e é composta por usuários de drogas e alcoólatras. A criança foi retirada da mãe porque ela teria tentado matar o próprio filho. Mesmo assim, a criança sente falta da mãe.

Depois de dois dias sem dormir, essa noite o menino dormiu. Aliás, estava dormindo quando este texto foi redigido e por isso Cláudia se manifestou em texto.

(Atualizado às 08h49): A Prefeitura de Maringá se manifestou por meio de nota. Confira na íntegra:

"A Prefeitura de Maringá lamenta a situação ocorrida no abrigo infantil na noite desta terça-feira, 27, e informa que está tomando todas as medidas necessárias para solucionar de forma definitiva o problema e garantir a segurança e os direitos das crianças acolhidas:

- Duas crianças tiveram ferimentos superficiais e foram prontamente atendidas pelas equipes do Samu.

- Com a devida autorização do Conselho Tutelar, o município realizou a transferência das crianças acolhidas para um outro espaço provisório, até que o novo imóvel seja preparado. A medida tornou-se necessária após uma das crianças ser vista com uma faca no local, representando risco à segurança de todos.

- O Conselho Tutelar também autorizou que algumas crianças sejam temporariamente acolhidas por educadores com vínculo afetivo, mediante Termo de Responsabilidade. O processo de transferência e divisão das crianças ocorreu de maneira ordenada, por gênero e faixa etária. As equipes especializadas da Secretaria de Assistência, com apoio da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e outras secretarias municipais, atuaram no processo.

- A Prefeitura já providenciou um outro imóvel, que será preparado para receber o abrigo infantil. Na manhã desta quarta, 28, as equipes da Secretaria de Assistência vão se reunir para providenciar os ajustes necessários para a mudança. A Prefeitura vai realizar uma vistoria no prédio, para levantar os danos causados pela depredação.

- Na manhã desta terça, 27, as crianças foram ouvidas pelo Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria) da Polícia Civil.

- Na tarde de quarta, 28, as equipes especializadas da Secretaria de Assistência farão a escuta ativa das crianças e dos servidores da unidade, com o objetivo de apurar eventuais denúncias."

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade