As aulas na universidade estadual de Maringá estão ocorrendo presencialmente desde janeiro. Mas o Restaurante Universitário permaneceu fechado.
O RU é um grande aliado dos universitários, principalmente para os que têm aulas em período integral ou que trabalham o dia todo, já que as refeições custavam R$ 3. Sem o RU, os alunos estão tendo que bancar a própria alimentação.
A situação mobilizou os acadêmicos e o DCE,Diretório Central dos Estudantes, vai realizar uma assembleia nesta segunda-feira (7) pedindo a reabertura do RU, com outros assuntos incluídos na pauta. Segundo a estudante da pós-graduação de psicologia e integrante do DCE, Andressa Viana, sem o RU a situação está difícil. [ouça o áudio acima]
A justificativa da UEM para manter o RU fechado é que não há efetivo suficiente, já que muitos servidores se aposentaram ou morreram durante a pandemia. Segundo a instituição, ainda não foi autorizada a reposição do quadro de funcionários. A UEM abriu edital para inscrição de alunos em vulnerabilidade socioeconômica para que recebessem marmitas custeadas pela universidade. Atualmente 117 estudantes recebem o benefício e o novo edital aberto oferece mais 76 vagas.
A UEM não informou data para reabertura do RU e que não há ainda informações sobre os novos valores a serem cobradas pelas futuras refeições quando o restaurante voltar a funcionar. Disse ainda que o assunto está sendo analisado pelo CAD, Conselho de Administração, e que a estrutura do RU está passando por manutenções.
A manifestação está marcada para às 17h30.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550