Alguns equipamentos, na maioria das vezes de uso coletivo, precisam manter a manutenção ou inspeção de forma mensal, semestral ou anual, para manter a segurança e evitar acidentes que podem ser até fatais.
São as chamadas fiscalizações renováveis. Profissionais habilitados fazem a inspeção e os agentes do Crea-PR, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, verificam se a inspeção foi feita corretamente. Caso não tenha sido feita, o Conselho aciona o órgão específico.
Os equipamentos mais comuns são elevadores, ar condicionado, as caldeiras, normalmente em indústrias, e os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, popularmente conhecidos como pára-raios.
Elevadores podem apresentar falhas eletrônicas, no caso do ar condicionado, podem proliferar fungos e bactérias se não forem devidamente limpos e os pára-raios, se não estiverem com a manutenção em dia, podem causar curto-circuitos.
A facilitadora do Departamento de Fiscalização do Crea-PR, Milena Aguiar, explica a importância de manter a fiscalização desses equipamentos em dia. Segundo ela, a população pode ficar atenta aos equipamentos se eles têm o selo ART, Anotação de Responsabilidade Técnica. [ouça o áudio acima]
Segundo dados do CREA, somente este ano no Paraná, foram feitas 734 fiscalizações renováveis e mais de 22 mil ARTs foram emitidas no Paraná.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550