Depois da ampliação da pista, pátio e taxiway, o Aeroporto Regional de Maringá inicia 2023 com novos projetos para dar maior comodidade aos passageiros que embarcam ou chegam ao local.
Um dos primeiros equipamentos a entrar em operação será o Instrument Landing System (ILS), que auxilia as aeronaves a pousar através de instrumentos em dias de chuva ou forte nevoeiro. Situação que, até agora, ocasionava o fechamento do aeroporto e dores de cabeça aos passageiros com atrasos e cancelamento dos voos. A base do equipamento foi instalada no ano passado e entrará em operação no próximo mês, como explica o superintendente Fernando Rezende. [ouça o áudio acima]
Outra novidade será a instalação de uma usina de geração de energia fotovoltaica. Uma empresa de Santa Catarina venceu a licitação e realiza o trabalho de terraplanagem em um espaço ao lado do aeroporto. A economia de energia será de R$ 1 milhão por ano.
Devido à alta demanda de passageiros (em 2022 o movimento no aeroporto foi 35% maior que o ano anterior, com 563 mil passageiros entre embarque e desembarque, enquanto que em 2021, foram 419 mil), o terminal precisará ser ampliado e vai dobrar de tamanho. Fernando Rezende fala que o primeiro trabalho foi realizado pela Infraero. [ouça o áudio acima]
Com isso o número de passageiros e aviões que chegam ou saem de Maringá deve aumentar. No ano passado foram 3.272 voos no Aeroporto de Maringá. A demanda por outros destinos fez com que a superintendência se reunisse com uma companhia aérea para que destinos muito procurados como Porto Alegre e Cuiabá também pudessem ser operados a partir da Cidade Canção. Para março está confirmada a rota Maringá até Congonhas, em São Paulo. [ouça o áudio acima]
O aeroporto vai iniciar em breve um novo convênio com o Corpo de Bombeiros para ampliação do efetivo com mais 30 reservistas. Em abril do ano passado, o local também havia recebido uma base da Polícia Federal.