Entre os dez estados com o maior PIB - Produto Interno Bruto, sete Assembleias realizam algum tipo de comunicação institucional na mídia para divulgar suas realizações. Porém, a Alep - Assembleia Legislativa do Paraná é a única da região sul que não realiza qualquer tipo de comunicação coorporativa. Mas este cenário deve mudar. Uma pesquisa apontou que 82,2% dos paranaenses têm interesse em conhecer melhor o Legislativo e que 76% deles consideram a ação estratégica importante. O estudo foi repassado ao presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), e ao primeiro-secretário, Luiz Claudio Romanelli (PSB).
Romanelli destaca que a partir dos dados, a conclusão foi que a Alep precisa de uma nova estratégia de comunicação institucional. Inclusive, foi criada uma comissão para estudar melhor o assunto.
A pesquisa patrocinada pela Aerp - Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná teve a adesão das entidades que congregam todos os veículos de comunicação estaduais, como o SindejorPR, sindicato que representa 20 empresas do segmento. A explicação é do presidente, José Nicolás Mejía.
Para o diretor de televisão da Aerp, Leonardo Petrelli, a pesquisa aponta que as Assembleias que investem na divulgação massiva de projetos e iniciativas têm maior alcance na população.
Esta reportagem foi produzida com colaboração da Rede Aerp de Notícias