Este é o oitavo ano em que o Alerta Ferrugem vai funcionar como mapa de monitoramento da doença nas lavouras do estado.
A ferrugem-asiática pode acabar com uma lavoura de soja. O principal dano é a desfolha precoce, o que impede a formação dos grãos e consequentemente reduz a produtividade.
O Alerta Ferrugem é uma rede de monitoramento encabeçada por vários órgãos e instituições do estado. Em torno de 200 propriedades no Paraná participam da rede.
O coordenador estadual do projeto Grãos Sustentáveis do IDR-Paraná Edivan José Possamai explica como a técnica é utilizada. Segundo ele, são instalados coletores de esporos nas propriedades rurais. [ouça o áudio acima]
Em anos anteriores, o Alerta Ferrugem ajudou a reduzir em mais de 30 % o número de aplicações de fungicidas em plantios. Esse é o intuito da rede. [ouça o áudio acima]
Este ano, a ferrugem-asiática da soja pode chegar mais cedo nas lavouras do Paraná. Segundo o IDR, por dois fatores: o inverno ameno deste ano, sem geadas fortes, que beneficiou o desenvolvimento da soja guaxa - plantas que nascem espontaneamente; e o clima, o El Niño aumenta a ocorrência de chuvas e umidade, condição ideal para o desenvolvimento da doença.
O Alerta Ferrugem divulga todas as semanas as orientações técnicas amparadas em informações dos coletores e condições meteorológicas. Os dados estão no site do IDR-Paraná.
Com informações da AEN
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550