Os cães e gatos resgatados pela prefeitura de Maringá já contam com uma tecnologia de reconhecimento. Em 2022, 25 animais tiveram implantado um microchip. A tecnologia deve chegar, neste ano, a cerca de 4 mil pets. O secretário de Proteção e Bem-Estar Animal, Marco Antônio Azevedo, explica que um dos objetivos é evitar a prática do abandono. [ouça o áudio acima]
O animal que, em caso de abandono, seja mais uma vez resgatado nas ruas da cidade, poderá ser reconhecido através de um scanner que fará a leitura do número de identificação do equipamento e acessar as informações sobre o tutor.
O objetivo é que todos os animais atendidos pelo Centro de Bem-Estar Animal e encaminhados para as feiras de adoção sejam microchipados após a castração.
O secretário explica que os recursos para a aquisição dos microchips são disponibilizados pelo município para a causa animal e que o mesmo é aplicado para a castração.
Caso seja necessário, outros microchips serão adquiridos para que sejam implantados em gatos e cachorros que forem destinados para a adoção responsável. [ouça o áudio acima]