Apenas 32% dos cargos gerenciais são ocupados por mulheres
Imagem Ilustrativa | Foto: reepik

Mercado brasileiro

Apenas 32% dos cargos gerenciais são ocupados por mulheres

Economia por Brenda Caramaschi em 23/04/2025 - 11:11

Os dados do relatório State of Women in Leadership, divulgado pelo LinkedIn, rede social de busca de emprego e recrutamento, mostram que apenas 32% dos cargos gerenciais são ocupados por mulheres no mercado brasileiro, um avanço tímido em relação aos 29% registrados em 2015. Embora elas sejam 45% da força de trabalho total no país, essa proporção diminui consideravelmente conforme se sobe na hierarquia corporativa. Em níveis mais altos, como diretorias e vice-presidências, houve quedas expressivas, de 17% e 21%, respectivamente.

Jurema Aguiar de Araujo, Conselheira Consultiva do Instituto Brasileiro de Gestão Corporativa, diz que as mulheres ainda enfrentam barreiras para alcançar cargos de liderança no ambiente corporativo, mas o avanço existe e uma das estratégias apontadas para acelerar essa transformação é adotar processos seletivos baseados em habilidades. A especialista ainda ressalta que promover mulheres na liderança não é “modismo”, mas uma estratégia econômica.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade