O Carnaval de Rua 2019 não ocorreu em Maringá. Não sob a supervisão da Prefeitura. O motivo: o Ministério Público disse que o local que havia sido escolhido para a festa talvez não fosse o mais seguro. Aí a Prefeitura optou por não realizar o evento em março. O que teve antes foi o pré-carnaval, em fevereiro, que gerou críticas. Após o primeiro dia de evento, em que pessoas ficaram bêbadas e atrapalharam o trânsito, o segundo dia foi cancelado. A Prefeitura e as forças de segurança alegaram não ter efetivo no período para garantir a segurança do evento - outras ações aconteciam na cidade naquele período. Mesmo assim, milhares foram às ruas.
Após os problemas deste ano, em 2020 o carnaval da prefeitura será realizado dentro do Parque de Exposições, nos dias 22 e 23 de fevereiro. Não haverá pré-carnaval. Blocos e grupos que desejem realizar ações durante a festa devem se inscrever até o dia 10 de janeiro de 2020. No Parque, o carnaval a irá ocorrer das 15h às 21h.
Uma série de medidas foi tomada. Na regra para inscrição, dependendo do tamanho da festa ofertada pelo bloco deverá haver plano de segurança. E somente quem for maior de 18 anos poderá entrar no carnaval.
O secretário de Cultura de Maringá, Miguel Fernando Perez, disse que no Parque de Exposições a estrutura é melhor. Além disso, a ideia é que o ingresso seja trocado por um quilo de alimento.
Mais informações estão disponíveis no site do município. O endereço é o maringa.pr.gov.br.