As altas temperaturas de mais de 30º registradas na cidade não são mais problema para alunos e professores do IEEM (Instituto Estadual de Educação de Maringá). É que no último mês, os 26 aparelhos de ar-condicionado, encaixotados desde 2013, começaram a funcionar nas salas de aula. O colégio estadual é o último a ter a instalação concluída, da lista de 22 instituições do Núcleo Regional de Educação de Maringá que receberam os equipamentos do Governo Estadual. Foram vários entraves que tornaram a instalação tardia, que só terminou em 16 de setembro. Mas o principal foi a inconsistência técnica do projeto da rede de energia da Copel. A diretora do IEEM Leonice Berti Mendes diz que a qualidade de ensino agora é outra. As melhorias são tanto para alunos, quanto para professores.
Os outros dois colégios que também enfrentaram problemas na instalação dos aparelhos de ar-condicionado nas salas de aulas foram o Juscelino Kubitschek Oliveira e Silvio Magalhães Barros. Porém, ambos concluíram as instalações em 2018. No IEEM, os aparelhos beneficiam 1.890 alunos matriculados nos cursos regulares e ensino médio.
Atualizado em 08/10 às 10h20 - O Núcleo de Educação informa que o Estado avalia a possibilidade de instalar aparelhos de ar condicionado nas demais escolas estaduais. A cidade tem 37 escolas conveniadas incluindo as conveniadas.