Sem um secretário efetivo desde fevereiro, a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Maringá tem um novo responsável. É Rafael Silva, de 38 anos. Ele foi nomeado há uma semana pelo prefeito Ulisses Maia (PSD), embora a mudança não tenha sido amplamente divulgada. Silva atuava como chefe da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Sarandi, onde ficou por quase um ano e meio. Antes, chefiou o Procon em Apucarana.
Rafael Silva é próximo ao deputado estadual delegado Jacovós (PL), responsável pela indicação dele na gestão Ulisses Maia. O deputado e o prefeito firmaram apoio para a eleição deste ano.
A CBN solicitou uma entrevista com o novo secretário. A assessoria de comunicação da Prefeitura de Maringá informou que o pedido não seria atendido.
Segundo o currículo divulgado em uma notícia publicada no site oficial da Prefeitura, Silva tem formação em Gestão Social e Gestão Pública. O foco do novo secretário, de acordo com texto, está na Agência do Trabalhador e na Sala do Empreendedor.
Rafael Silva assume a pasta faltando sete meses para o término da gestão Maia e em meio à pandemia de coronavírus, que já causou o fechamento de mais de 3 mil postos de trabalho em Maringá. A Seide é uma pasta que busca apoio para ações econômicas. Além disso, dirige órgãos voltados ao emprego e auxiliam pequenos empresários.
Francisco Favoto deixou a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico por motivos pessoais. Segundo ele, as razões foram família e trabalho. Favoto é filiado ao PSD, mesma sigla de Ulisses Maia, e já foi candidato a vice-prefeito e secretário de Esporte na gestão de Roberto Pupin. Quando deixou a pasta, o empresário disse estar à disposição para a política neste ano eleitoral.
Entre fevereiro e maio, Miguel Fuentes Salas, que é diretor na Seide, ficou como secretário interino.