A partir dessa quinta-feira (2), as gestantes de Apucarana terão direito a gratuidade no transporte coletivo para exames e consultas pré-natal.
O benefício foi criado por lei municipal. As gestantes, atendidas pelo SUS ou pela rede particular, terão direito a 100 bilhetes de ônibus do transporte coletivo para utilizar em 11 meses, o que significa toda a gestação e mais dois meses do puerpério.
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, diz que o objetivo é dar mais condições para que as gestantes façam o pré-natal. [ouça o áudio acima]
Não há distinção de classe econômica, mas a gestante precisa ter cadastro no CadÚnico do Governo Federal e uma declaração da Casa da Gestante de Apucarana. [ouça o áudio acima]
Apucarana tem cerca de 1300 gestantes, mas a estimativa é que metade utilize o benefício. A gratuidade será paga pela prefeitura e o valor estimado é de 25 a 30 mil reais por mês. Caso a gestante utilize o passe para outras finalidades, perderá o cartão do passe livre e responderá as sanções cíveis e penais previstas no termo de adesão.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550