Uma cidade pequena de interior, com 26 mil habitantes. Assim é Astorga. Apesar de pequena, a cidade também enfrenta a criminalidade. Entre os alvos dos ladrões estão os prédios públicos. Arrombamentos são frequentes.
Mas em breve, Astorga será vigiada por 140 câmeras de videomonitoramento. É o projeto Astorga Mais Segura lançado neste sábado (11). A instalação dos equipamentos deve estar concluída até o fim do mês.
E então, praças, entradas e saídas, prédios públicos, toda paisagem urbana, toda movimentação, nada escapará das lentes das câmeras. E 20 câmeras têm um sistema de inteligência artificial com reconhecimento facial.
O serviço é prestado por uma empresa em regime de comodato. A prestadora do serviço fica responsável pela manutenção. O contrato é de um ano. A prefeitura pagou R$ 50 mil para a instalação e vai pagar R$ 37 mil de mensalidade.
Como a empresa é a única que detém a tecnologia, o contrato foi com inexigibilidade de licitação. A prefeita Suzie Pucillo dá detalhes do projeto. [ouça o áudio acima]
Outra novidade são os totens, instalados em praças públicas, para que a população acione a polícia em caso de necessidade. [ouça o áudio acima]
E um aviso aos engraçadinhos. Quem tentar passar trote na polícia apertando o dispositivo dos totens sem necessidade, vai se dar mal. Todos os equipamentos têm câmeras.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550