A data é simbólica. 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. E a quarta-feira (18) também marcou uma das primeiras ações promovidas pela Secretaria da Criança e do Adolescente de Maringá, criada em abril deste ano.
No plenário da Câmara Municipal, a pasta promoveu uma audiência pública, que contou com a presença de autoridades e também da população, para discutir medidas de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes.
A mesa foi composta por membros da sociedade civil organizada, secretarias municipais e entidades que atuam na defesa das crianças e adolescentes em Maringá. Muitas das ideias levantadas podem virar ações concretas no futuro, como explica a secretária da Criança e do Adolescente de Maringá, Aline Câmara. [ouça no áudio acima]
O encontro também serviu para apresentar algumas ações já planejadas pela pasta. No dia 22 de maio, por exemplo, ocorrerá a 1° Mobilização de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A concentração será às 9h, na Praça Vereador Malaquias de Abreu.
Segundo o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, a discussão é fundamental para saber o que a sociedade pensa sobre o tema. [ouça no áudio acima]