Audiência Pública discute a regularização de construções em fundos de vale.
Divulgação/PMM

Polêmica

Audiência Pública discute a regularização de construções em fundos de vale.

Cidade por Luciana Peña em 15/12/2021 - 09:02

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipplam) realiza nessa quinta-feira (16) uma audiência pública para discutir uma minuta de lei que cria a Zona de Proteção Ambiental Passível de Edificação.

Na prática, a lei regulariza a situação de edificações construídas em fundos de vale antes de 2011.

Foi nesse ano que duas legislações ambientais definiram a área de fundo de vale no município de Maringá.

A partir daí ficou definido em lei que o fundo de vale é a área não edificável entre um curso de água e a via paisagística. E a distância entre o curso de água e a via paisagística tem que ter no mínimo 60 metros, mais do que determina a lei federal, que é de 30 metros. Muitas pessoas construíram casas ou compraram terrenos em fundos de vale antes de 2011.

Para regularizar as construções o Ipplam fez um estudo juntamente com o Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial (CMPGT) , obteve um parecer do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e propôs o novo zoneamento, o ZPPE.

A audiência será híbrida, com público na Câmara Municipal e em três outros locais de apoio, com início às 19h e transmissão pelo canal da prefeitura no Youtube.

O tema é polêmico. Um cidadão apresentou um pedido de cancelamento da audiência ao Ministério Público do Paraná alegando que o novo zoneamento proposto pela minuta de lei fere o direito difuso do consumidor.

O Código de Defesa do Consumidor entende que direito difuso é aquele direito transindividual, que não pertence a um indivíduo apenas.

A CBN não conseguiu contato com o Ministério Público.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade