Já foi agendada a data para realização da audiência pública para discutir o Plano Municipal de Gestão de Arborização Urbana, que terá a validade de 20 anos. O evento será no dia 16 de agosto, às 14h, na Câmara Municipal.
No documento, estão diretrizes, métodos e medidas que devem ser adotadas e executadas pela prefeitura até 2040. Porém, a determinação é que a cada cinco anos o plano seja revisado e atualizado. Qualquer pessoa poderá participar da audiência pública com sugestões de melhorias, antes da publicação da versão final do estudo.
O Plano de Arborização de Maringá começou a ser desenvolvido em maio de 2017. A elaboração contou com a participação de engenheiros civis e florestais, biólogos, arquitetos, historiadores, entre outros profissionais. Os levantamentos apontaram que a cidade tem 123 mil árvores de 132 espécies, a maioria de sibipiruna, oiti, ipê-roxo, tipuana, entre outras.
O plano direciona a manutenção de espécies originais em vias com relevância histórica ou cênicas. A audiência pública é uma das etapas finais de aprovação do plano. A penúltima etapa foi uma consulta popular online. No período, foram recebidas mais de 50 sugestões.