São Jorge do Ivaí é uma cidade pequena e agrícola. Há dez anos as meninas que sonhavam em aprender balé precisavam ir para municípios maiores.
Foi nessa época que a Prefeitura de São Jorge criou um grupo municipal de dança. É o Ponta do Pé, que existe até hoje e forma dezenas de bailarinas todos os anos.
O projeto surgiu da iniciativa da bailarina Fabiana Ribeiro, que saiu de São Jorge na infância e estudou balé clássico em Maringá. [ouça o áudio]
E São Jorge entrou no mapa mundial do balé participando de competições.
Esta semana, por exemplo, as bailarinas estão na Argentina onde participaram da etapa latino-americana da Dance World Cup, a copa do mundo da dança.
Duas coreografias de São Jorge foram selecionadas para o campeonato. Uma delas conquistou o 1º lugar na categoria Duo Juvenil e a outra ficou na 6ª colocação.
O diretor de Cultura Renan Ghiraldi acompanha a equipe. [ouça o áudio]
A coreografia vencedora foi financiada com recursos da Lei Aldir Blanc, criada no período da pandemia para auxiliar artistas. E o tema é justamente os sentimentos que tomaram conta das pessoas durante a crise sanitária, explica a coreógrafa e bailarina Amanda Mobilia. [ouça o áudio]
A competição reuniu equipes de países da América Latina e também de Orlando, nos Estados Unidos, onde há uma grande população latina. A final da Dance World Cup será em Braga, em Portugal, no mês de julho de 2023.
Veja trecho da coreografia vencedora: