O escritor e professor Luigi Ricciardi, de 36 anos, já vinha escrevendo sobre o que lia há algum tempo. Críticas e resenhas ele colocava em portais como o Homo Literatus, em revistas acadêmicas e em outros locais. Daí, no fim do ano passado, ele decidiu criar para si mesmo um espaço. Veio a ideia de fazer o blog Acrópole Revisitada. Uma página para que o escritor pudesse ter a própria linguagem e o próprio tempo.
O site completou um ano neste mês. Desde o início da página, em 10 de novembro de 2017, foram publicadas 133 resenhas de livros. Todos analisados pelo professor, que atua na área de literatura e que já publicou três obras. 70% das publicações correspondem a romances. A Acrópole Revisitada teve mais de cinco mil acessos no período.
Uma das características do texto é não ser longo e de fácil entendimento. É algo pensado para que atinja um publico maior, como avaliou Ricciardi.
A resenha mais acessada foi sobre o romance "A sociedade dos sonhadores involuntários", do escritor angolano José Eduardo Agualusa. O resenhista imagina que um dos motivos seja a fama do autor. Em relação ao blog, Ricciardi disse que está satisfeito com a repercussão nesse um ano de existência.
Dos 133 resenhas publicadas, 89 foram de obras de homens; 44 de mulheres. O autor, de início, não tinha notado essa disparidade até a resenha de número 100. Atualmente ele tem repensado isso.