Os formatos de trotes para os calouros das universidades têm mudado nos últimos anos. Muitos agora seguem uma linha solidária. Em Maringá, os novos alunos dos cursos de ciências sociais da Unicesumar estão fazendo o trote solidário, com arrecadação de alimentos e doação de sangue.
Além de ajudar o próximo, a ação também é uma competição saudável entre os cursos. Os acadêmicos somam pontos que serão revertidos em hora-atividade.
Segundo a professora Marilicy Maia, os calouros arrecadaram mais de uma tonelada de alimentos e produtos de higiene que serão entregues a uma entidade assistencial de Sarandi.
E nesta quarta-feira (2), estão fazendo a segunda etapa do trote solidário: doação de sangue para o Hospital do Câncer de Maringá. Os estudantes estão indo em grupos, para evitar aglomerações e a iniciativa é aberta para quem quiser participar. [ouça o áudio acima]
O Vinícius Tadei Esteves é calouro do curso de Administração. Ele doou sangue pela primeira vez no trote solidário. [ouça o áudio acima]