Política
Câmara abre Comissão Processante contra Cris Lauer
Política por Luciana Peña em 27/05/2025 - 11:44
Foi lido em plenário, logo após o encerramento da sessão ordinária da Câmara Municipal de Maringá nesta terça-feira (27), o pedido de abertura de Comissão Processante (CP) para a cassação do mandato da vereadora Cris Lauer (Novo).
O pedido foi protocolado por um cidadão, após a vereadora ter sido condenada em 1ª instância por improbidade administrativa.
Segundo a denúncia do Ministério Público, que resultou em condenação, o ex-chefe de gabinete de Cris Lauer atuou como advogado em ações judiciais particulares da parlamentar, em horário de trabalho na Câmara e sem receber honorários.
A Câmara chegou a arquivar o pedido de.abertura de CP, mas o denunciante foi à Justiça e conseguiu uma liminar.
Na tribuna, a vereadora se defendeu da acusação. Ela disse que havia consultado a OAB sobre a atuação do chefe de gabinete em processos particulares e que havia determinado que o assessor não utilizasse o horário de expediente. [ouça o áudio]
Mas por 17 votos a 3 a CP foi aberta.
Os vereadores Willian Gentil, Maninho e Sidnei Telles foram escolhidos por sorteio para integrar a comissão. O vereador Sidnei Telles chegou a declarar suspeição porque já havia decidido pela cassação da vereadora no processo ético aberto na legislatura passada. Mas, após consulta ao jurídico, a presidente do Legislativo manteve o vereador na comissão. Ele será o relator. Ouça o que ele diz: