Caminhada Contra o Bullying promove conscientização no Parque do Ingá
Foto: Brenda Caramaschi

GMC

Caminhada Contra o Bullying promove conscientização no Parque do Ingá

Cidade por Brenda Caramaschi em 06/04/2025 - 13:00

Na manhã deste domingo (6), a rádio MIX FM levou uma série de atividades interativas ao coração de Maringá. Em volta do Parque do Ingá, brincadeiras mostravam o quanto o bullying é coisa séria.

Enzo Ruzza, de nove anos, encontrou diferentes formas de bullying ao desvirar cada uma das peças do jogo da memória: de violência verbal e física ao cyberbullying.

[Ouça o áudio acima]

Mas o avô do garoto, Nizan de Souza, que observava a brincadeira educativa, sabe que o assunto é mais complexo do que parece.

[Ouça o áudio acima]

Além das ações do Parque, que incluiram peças teatrais e uma caminhada, a Coordenadora de Marketing do Grupo Maringá de Comunicação, Mayara Alonso, explica que a rádio preparou um material exclusivo com orientações para combater o bullying em diferentes contextos, como escolas, ambientes de trabalho e círculos sociais.

[Ouça o áudio acima]

O Sinepe, sindicato das Escolas Particulares, é parceiro da ação. Agnaldo Rossini, vice-presidente do sindicato, diz que as escolas têm abordado o tema para explicar o que é o bullying e fazer a criança perceber como uma brincadeira de mal gosto e outros tipos de violência podem fazer o outro sofrer, mas ressalta que hoje esse tipo de atitude se tornou mais comum fora do ambiente escolar, nas redes sociais, e diz que muitas vítimas sofrem em silêncio.

[Ouça o áudio acima]

Notas baixas e mudanças de comportamento podem ser alguns dos sinais de alerta, explica Rossini.

A Prefeitura de Maringá também participa da ação com o projeto Zoeira Tem Limites, que oferece atendimento psicológico gratuito a jovens vítimas de bullying. Lançado pela Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc) em parceria com instituições de ensino, o projeto oferece suporte emocional e orientação para alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, como detalha a secretária Sandra Franchini.

[Ouça o áudio acima]

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade