Campanha alerta para a importância de evitar o desperdício de água
Cidade por Luciana Peña em 28/04/2020 - 14:20
O Paraná enfrenta uma das piores estiagens da história, e a recomendação é que a população use a água de forma racional. Não há risco de racionamento no norte do estado e o Rio Pirapó, em Maringá, está numa situação tranquila, mas é preciso que todos contribuam, pede a campanha da Sanepar.
Lavar bem as mãos se tornou um hábito obrigatório nestes tempos de pandemia. Mas o mesmo zelo que se com a saúde, é preciso ter com os recursos naturais. E a água é um dos mais importantes.
Por isso, enquanto ensaboa as mãos, deixe a torneira fechada.
Essa é apenas uma das formas de se evitar o desperdício.
Algo que sempre foi necessário, mas é urgente neste momento em que o Paraná enfrenta uma das piores secas desde que o Simepar, Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental, começou a monitorar as condições do tempo em 1997.
Por isso, a Sanepar lançou uma campanha pedindo à população que use a água de forma racional, diz o gerente regional da empresa Vitor Gorzoni.[ouça no áudio acima]
Não há risco de racionamento na região norte do Paraná, o que incluiu Maringá. O Rio Pirapó está aguentando firme e o consumo aqui aumentou 3%. Mas todos precisam colaborar.[ouça no áudio acima]
Levantamento do Simepar aponta redução de 33% no volume de chuvas em todo o estado. Situação que já passa de dez meses.