A Polícia Rodoviária Federal teve trabalho para conter na manhã desta quarta-feira dois cavalos soltos no entroncamento do Contorno Sul com a Avenida Colombo, que é a a BR 376, entre Maringá e Sarandi. Segundo a PRF, os cavalos acabaram escapando e indo em direção à marginal do Contorno Norte. Um risco para o trânsito, principalmente no começo da manhã com o movimento intenso de carros. O inspetor Luiz Spaciari faz um alerta aos donos de animais. Em caso de acidente, se os donos forem identificados, eles serão punidos civil e criminalmente.
A CBN entrou em contato com as secretarias de Meio Ambiente de Maringá e de Sarandi para saber se existe fiscalização e que providências são tomadas para evitar que cavalos fiquem soltos pela cidade.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Sarandi, quando há denúncia de moradores os animais são recolhidos e levados para um espaço dentro da própria secretaria. Os proprietários são autuados e têm um prazo para regularizar a situação. A multa, em caso de maus-tratos, chega a cinco mil reais. As denúncias devem ser feitas pelo 156 ou (44) 3126-9530.
E a Secretaria de Meio Ambiente de Maringá informou que uma lei municipal proíbe que cavalos fiquem soltos na cidade. Em caso de flagrante de animais soltos em vias públicas a multa é de R$ 500,00, se o proprietário for identificado. Do contrário o animal é recolhido e se em dez dias o dono não aparecer, é feita a doação. Sempre surgem interessados, principalmente pequenos agricultores. Se o dono for buscar o animal, além da multa, ele paga a diária que é de R$ 89,00.