O projeto "Ágora", arquitetado por Oscar Niemeyer na década de 1980, deve ser reformulado para construção do novo Centro Cultural de Maringá. Os detalhes para elaboração do projeto e execução da obra de 7 mil m² foram debatidos em reunião na Prefeitura de Maringá nesta terça-feira (5).
O recurso de R$25 milhões para execução da obra foi viabilizado pelo deputado federal Ricardo Barros. O novo Centro Cultural de Maringá deve ser entregue até 2025.
Segundo o secretário de Obras Públicas, Albari Medeiros, a entrega dos projetos deve ser feita até o fim de 2021, para então a prefeitura abrir processo licitatório e execução da obra. O processo deve ser realizado pelo Instituto Social Oscar Niemeyer de Projetos e Pesquisa. [ouça no áudio acima]
A obra deve ser construída onde hoje é um estacionamento, entre as avenidas Herval, Horácio Racanello e João Paulino Vieira Filho. [ouça no áudio acima]
O Centro Cultural de Maringá será a 2ª obra arquitetônica de Oscar Niemeyer no Paraná. A única até então é o Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.