Quem aí nunca fez uma famosa gambiarra dentro de casa para ligar algum aparelho eletrônico? Ou falou ao celular enquanto o aparelho estava carregando na tomada de energia elétrica? Se a resposta for sim para alguma das duas perguntas acima você já correu risco de morte por uma descarga elétrica ou choque.
Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), os acidentes elétricos fatais superam as mortes por dengue no Brasil nos últimos cinco anos. Entre 2015 a 2019 foram registradas 2.906 mortes por dengue em todo o Brasil. No mesmo período, foram 3.585 mortes envolvendo eletricidade.
Destas mortes, 3.135 foram por choques elétricos, 231 por incêndios e 219 por descargas atmosféricas. Segundo o engenheiro eletricista e de segurança da Copel Distribuição, Raul da Silva Claudino, um dos maiores causadores de acidentes são os improvisos e as instalações mal feitas. “Gambiarras elétricas devem ser evitadas sempre. Excesso de equipamentos ligados à tomada também”, disse Claudino.
Outro perigo é o celular conectado à tomada e sendo usado normalmente. Dependendo do tipo de conexão ou se o carregador tiver com algum problema pode causar um acidente. [ouça no áudio acima]
Com a chegada do Natal e Ano Novo todo mundo quer colocar o famoso pisca-pisca na árvore de Natal ou na casa. O engenheiro eletricista e de segurança Raul da Silva Claudino lembra que não podemos fazer as famosas gambiarras na hora de ligar essas luzes.