Chuvas diminuem e dão lugar ao frio em Maringá
Foto: Ilustrativa/Suely Sanches/Maringá em Fotos

Previsão

Chuvas diminuem e dão lugar ao frio em Maringá

Cidade por Monique Manganaro/GMC Online em 10/08/2022 - 08:15

Após o sistema de baixa pressão atmosférica se deslocar em direção ao mar, as taxas de instabilidade diminuem consideravelmente no Paraná. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a possibilidade de chuva e algumas trovoadas se restringe mais ao leste do estado, onde o tempo fica bastante instável nesta quarta-feira (10). Nas demais regiões, as chuvas dão trégua. Com o tempo mais estável, vários setores paranaenses sentiram o declínio nas temperaturas.

Em Maringá, a previsão indica que o tempo volta a ficar estável na cidade nesta quarta-feira (10). Com a diminuição da instabilidade, as temperaturas caíram consideravelmente. Segundo o Simepar, o município amanheceu com mínima de apenas 9°C. À tarde esquenta um pouco, mas a máxima não deve passar dos 14°C.

Na quinta-feira (11), o sistema de baixa pressão atmosférica segue se afastando do Paraná, o que contribui para a diminuição da instabilidade no estado. Algumas chuvas ainda podem ocorrer no leste, mas, de forma, geral, as regiões voltam a ter tempo firme e sol. Um ar mais frio se concentra no estado e pode diminuir ainda mais as temperaturas. Conforme o Simepar, em Maringá, a expectativa é que a manhã seja ainda mais fria, com mínima de apenas 8°C. A presença de sol ao longo do dia ajuda a esquentar o tempo e a máxima deve chegar aos 21°C.

Na sexta-feira (12) volta a esquentar na cidade. Ainda com tempo firme e sol aparecendo entre poucas nuvens, Maringá terá mínima de 11°C pela manhã. Durante a tarde as temperaturas sobem e a máxima deve chegar aos 22°C.

Reprodução/Simepar
Reprodução/Simepar

Ciclone deve provocar ventos fortes e queda nas temperaturas no Sudeste e Sul nos próximos dias

Um ciclone extratropical, que se formou na costa brasileira entre a noite desta terça-feira, 9, e a madrugada de quarta, 10, deve provocar quedas nas temperaturas, chuvas fortes e rajadas de ventos de até 100 km/h nos Estados do Sul e do Sudeste do País. Por conta da mudança nas condições do tempo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos de grande perigo para diferentes regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e também para as cidades do litoral paulista.

A previsão é que o ciclone se forme na costa paranaense e catarinense e de São Paulo e provoque rajadas de vento e chuvas nos três Estados ao longo da quarta-feira, sobretudo em cidades litorâneas. Minas Gerais e o Rio de Janeiro também deverão receber pancadas de chuva durante o dia, mas estão fora do radar de alerta do Inmet.

Em função da formação do ciclone, o Inmet divulgou alertas de perigo por conta de chuvas fortes e ventos costeiros de alta intensidade.

O alerta de chuvas volumosas foi direcionado para: Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, região metropolitana de Curitiba, norte e sul de Santa Catarina, região Metropolitana de Porto Alegre, Serrana, e nordeste Rio-grandense. A previsão para essas regiões é de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, com ventos superiores a 100 km/h.

Por conta das condições do tempo, o instituto informa que há grandes riscos de “danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.”

As recomendações frente a essas condições são: desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia; colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos, em caso de enxurradas; e evitar permanecer ao ar livre se for confirmada a situação de perigo.

Em relação aos ventos costeiros, o alerta se destina para as regiões metropolitana de Curitiba, no Paraná; litoral sul de São Paulo e também para Grande Florianópolis, norte e sul catarinenses, região metropolitana de Porto Alegre, Vale do Itajaí, Serrana, e nordeste Rio-grandense.

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade