
Transporte coletivo
Motoristas de ônibus podem entrar em greve na segunda-feira (7)
Estiagem
Choveu 125,60 milímetros (mm) em Maringá nos 31 dias de janeiro, segundo informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O valor ficou bem abaixo da média histórica para o mês, que é de 202,65 mm. O déficit foi de 38 mm.
A falta de chuva em janeiro foi observada principalmente as regiões oeste e noroeste do Paraná. Essas áreas seguem em estado de alerta, se adaptando aos efeitos de seca prolongada. Em Foz do Iguaçu, por exemplo, o déficit foi de 80 mm. Em Altônia a anomalia foi de 70 mm, seguida por Cianorte (66 mm), Londrina (61 mm) e Umuarama (51 mm).
“Nessas regiões o clima ficou mais seco que, associado a uma temperatura elevada, resultou em uma onda de calor severa”, afirmou o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, em entrevista à Agência Estadual de Notícias.
Na parte leste do Paraná o cenário foi bem diferente: 13 cidades tiveram chuvas acima da média em janeiro. Começando pela capital, onde choveu 194,20 mm no mês. Esse volume ajudou a cidade a bater a média histórica para o período, estimada em 184,97 mm, e a encerrar um rodízio de quase dois anos no abastecimento de água de toda a região metropolitana.
Além de Curitiba, outras 12 cidades apresentaram precipitação maior do que esperado: Cambará (+30 mm), Cândido de Abreu (+10 mm), Cascavel (+11 mm), Fernandes Pinheiro (+30 mm), Guaratuba (+77 mm), Paranaguá (+8 mm), Paranavaí (+14 mm), Pinhais (+66 mm), Ponta Grossa (+24 mm), Santo Antônio da Platina (+2 mm), Telêmaco Borba (+8 mm) e União da Vitória (+9 mm). Já Cornélio Procópio atingiu 167,6 mm ante uma expectativa de 168,3 mm, ou seja, dentro da marca histórica.
Acesse GMC Online
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550
Notícias da mesma editoria
Transporte coletivo
Motoristas de ônibus podem entrar em greve na segunda-feira (7)
Julho começa gelado
Terça-feira (1º) será de céu encoberto em Maringá, com máxima de 16º C
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Editorias
Boletins
Institucional
Institucional