A estreia da coreografia Cão Sem Plumas da Cia Deborah Colker ocorreu em junho de 2017. Inspirada no poema de João Cabral de Melo Neto de 1950, o espetáculo relata a pobreza da população ribeirinha pernambucana, a vida no mangue. As rimas falam do rio Capibaribe, ao mesmo tempo que lembram todos os rios do país. Segundo a coreógrafa Deborah Colker, os bailarinos com os corpos cobertos de lama retratam as dificuldades de ser homem e de ser cão no sertão. É sobre coisas que não deveriam ser permitidas. O espetáculo é contra a ignorância humana.
A apresentação mistura dança e cinema. As cenas do filme realizado por Deborah e o pernambucano Cláudio Assis projetadas ao fundo do palco dialogam com os 14 bailarinos do espetáculo. A gravação ocorreu em 2016, quando coreógrafa, o cineasta e toda a companhia viajaram durante 24 dias do limite entre sertão e agreste até Recife.
O espetáculo Cão Sem Plumas será apresentado em Maringá na próxima segunda-feira, dia 22. A apresentação será no Teatro Calil Haddad, às 20h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site: www.diskingressos.com.br.