Com a alta de casos de dengue no mês de maio, Cianorte havia criado um ambulatório especial, que atendia exclusivamente pacientes com sintomas da doença. A unidade estava funcionando no antigo Centro Social Urbano (CSU) da cidade. Mas nesta semana, o município optou pela desativação do ambulatório.
De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde de Cianorte, Aline Soares, a mudança ocorre por conta da queda de demanda de atendimentos nas últimas semanas. [ouça no áudio acima]
Quando o ambulatório foi aberto em maio, o alto número de casos confirmados da doença havia colocado o sistema de saúde em sobrecarga. Na primeira semana de funcionamento, por exemplo, foram 945 notificações da doença e 895 casos confirmados. Já na última semana, foram 165 notificações e 140 confirmações confirmações da doença.
Ainda de acordo com a chefe da Vigilância, a Secretaria Municipal de Saúde considera que a atual demanda possa ser suprida pelas 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que funcionam no município. [ouça no áudio acima]
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) nessa terça-feira (21), Cianorte tem 1.187 casos confirmados e três óbitos por dengue no atual período epidemiológico.