A formação de um grande e forte ciclone extratropical, a formação de uma frente fria e o deslocamento de uma forte massa de ar frio de origem polar vão atingir o Sul do Brasil e causar mudanças no tempo.
Segundo o Instituto Climatempo, o processo de formação do ciclone extratropical terá efeito sobre o Paraguai, Sul do Brasil, Uruguai e norte da Argentina, e poderá causar ventos fortes, fortes pancadas de chuva, raios e queda de granizo.
O ciclone extratropical é uma área de baixa pressão atmosférica onde os ventos giram ao redor de um centro, sempre no sentido horário, no caso do Hemisfério Sul, formando um círculo completo.
Quanto mais baixa a pressão do ar no centro do ciclone, mais fortes são os ventos e maior o potencial para o desenvolvimento de nuvens muito extensas, que provocam chuva volumosa e forte, ventania, raios e eventualmente granizo.
No Paraná, o clima vai mudar a partir da tarde desta quarta-feira (12). Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), uma intensa frente fria avança sobre o Estado, provocando muitos eventos de chuva acompanhados de descargas elétricas. O risco para eventos severos é alto no noroeste, oeste, sudoeste, centro-sul e o leste paranaense, especialmente entre a tarde e noite desta quarta-feira.
Conforme o Simepar, os ventos ganham intensidade, superando os 60 km/h em muitas cidades da metade sul. Nas demais regiões o tempo muda entre o final da noite e a madrugada de quinta-feira, com rajadas de vento que também devem alcançar forte intensidade.
É o que explica o meteorologista do Simepar, Samuel Braun. [ouça o áudio acima]
Em Maringá, de acordo com o Simepar, deve chover nesta quinta-feira (13) e a temperatura começará a despencar. Na sexta-feira (14) por exemplo, a mínima esperada é de 7°C na cidade, com máxima de 17ºC. O fim de semana deverá ser gelado em Maringá e a chuva deve voltar no domingo, 16, conforme o Simepar.
Segundo o Simepar, junto com o ciclone extratropical avança uma frente fria que é o que vai alterar as condições do tempo na região noroeste, principalmente entre quarta e quinta-feira.
Na região noroeste, não deve chover muito, mas pode ventar bastante. Também haverá a queda na temperatura, em função do ar mais frio, que avança na retaguarda e desse sistema frontal.
Com informações do GMC Online
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550