Ciclone se aproxima do sul do Brasil e frente fria associada muda o tempo em Maringá
Foto: Nasa/Reprodução/MetSul Meteorologia

Instabilidade

Ciclone se aproxima do sul do Brasil e frente fria associada muda o tempo em Maringá

Cidade por Monique Manganaro/GMC Online em 11/03/2022 - 11:37

A passagem de um ciclone pelo oceano na altura do sul do Brasil tem chamado a atenção de especialistas. O deslocamento do sistema não apresenta riscos para o País, contudo, uma frente fria associada promete alterar as condições atmosféricas no Paraná e manter o tempo instável durante todo o fim de semana, inclusive em Maringá. 

De acordo com informações da MetSul Meteorologia, o ciclone é intenso e a aparência impressionante nas imagens de satélite chamou a atenção de meteorologistas. O sistema foi visto como um espiral de nuvens na região das Ilhas Malvinas, atuando no Atlântico Sul, ainda distante do continente. 

Foto: Nasa/Reprodução/MetSul Meteorologia
Foto: Nasa/Reprodução/MetSul Meteorologia

Apesar do deslocamento do ciclone, especialistas destacam que a passagem do sistema não gera qualquer risco para o Brasil. Isso porque o ciclone está a uma enorme distância do País e tende a permanecer em áreas mais próximas à Antártida. Mesmo assim, um efeito da aproximação do sistema é uma frente fria que está avançando pelos estados do sul do Brasil e deve mudar o tempo a partir desta sexta-feira (11). 

Segundo a MetSul Meteorologia, os primeiros sinais da frente fria são as chuvas mais intensas e os temporais isolados que são previstos para a região. Em seguida, uma massa de ar mais frio impulsionada pelo ciclone se aproxima, trazendo temperaturas mais amenas e até um pouco de frio para algumas cidades. 

No Paraná, conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a frente fria já começou a provocar as primeiras mudanças. “A frente fria associada a esse ciclone avança pelo Paraná e ontem [quinta-feira, 10] já provocou tempestades em vários setores, inclusive Maringá, que teve bastante chuva. Hoje [sexta-feira], essa frente fria continua influenciando as condições do tempo”, afirma o meteorologista Samuel Braun, do Simepar.

Até o próximo domingo (13), assim como em outros setores do estado, a região de Maringá deve continuar com o tempo instável, com chuvas mais volumosas principalmente nesse sábado (12). As condições do tempo, inclusive, são propícias para a formação de temporais. “Nós teremos mais um dia sujeito a tempestades aqui no Paraná, inclusive na região noroeste. O avanço da frente fria e o calor são duas situações que acabam contribuindo para a formação de tempestades”, alerta Braun. 

Nesta sexta, apesar da alta probabilidade, Maringá deve ter chuvas menos volumosas, segundo o Simepar. Estão previstos pouco mais de três milímetros para a cidade, com pancadas ocorrendo principalmente a partir da tarde. Em relação às temperaturas, o calor intenso continua. As temperaturas vão variar entre 22°C e 30°C. 

No sábado, são esperadas chuvas mais intensas para o município. De acordo com o Simepar, a previsão é de pelo menos 15 milímetros de chuva, especialmente à tarde e à noite. O calor diminui e as temperaturas vão variar entre 22°C e 28°C. 

Para o domingo, ainda há previsão de bastante chuva em Maringá, mas o destaque deve ser para as temperaturas, que caem consideravelmente em relação aos dias anteriores. Segundo o Simepar, são esperados cerca de 10 milímetros de chuva para a cidade, que terá mínima de 20°C. A máxima, neste dia, não deve passar dos 24°C. 

A partir de segunda-feira (14), o tempo estável deve voltar a predominar. 

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade