Há exatamente um ano, 12 de março de 2020, o Paraná confirmava os primeiros casos de coronavírus. Em uma cidade também da região de Maringá, além da capital: Cianorte.
Mas outra cidade da região noroeste do estado viveu os cinco primeiros meses de pandemia sem circulação do vírus entre os habitantes. Foi a penúltima cidade do Paraná a dar início a contagem dos infectados pela doença.
O primeiro caso confirmado da doença em Godoy Moreira foi no dia 20 de agosto do ano passado.
A cidade tem menos de 3 mil habitantes, mas não é só pela pequena população que os casos de Covid-19 demoraram a chegar no município. O secretário de Saúde de Godoy Moreira, Orlando Nascimento, lembra que as barreiras, até humanas, feitas para fechar os sete acessos ao município, logo nos primeiros 30 dias de pandemia, surtiram efeito. Além disso, a conscientização e apoio da população foi crucial. [ouça o áudio acima]
E a cidade só registrou até o momento uma morte por coronavírus, no dia 11 de fevereiro de 2021, e soma 62 casos confirmados. O índice de infecção da doença é de 2%. [ouça o áudio acima]
Segundo o Governo do Estado, foram 171 dias até que todos os 399 municípios do Paraná registrassem casos da doença depois da primeira confirmação.