O temporal que atingiu todo o estado nos últimos dias deixou estragos e prejuízos. E os municípios do Paraná que decretaram situação de emergência ou calamidade poderão fazer empréstimos de capital de giro e para obras de reconstrução. As regiões, Noroeste, Norte e Oeste do estado foram as mais afetadas. A medida foi determinada nessa terça-feira (26) pelo Governo do Estado.
Os financiamentos poderão ser feitos com o BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e com a Fomento Paraná, instituição financeira do estado.
Serão disponibilizados R$ 20 milhões pelo BRDE para empréstimos de capital de giro e para a reconstrução de empreendimentos de micro e pequeno porte. Na linha de crédito disponível a taxa de juros é de 6,4% ao ano, mais CDI, com dez anos de prazo total e até dois anos de carência, ou até seis anos, com um ano de carência.
Os empréstimos podem ser solicitados diretamente no site do BRDE, como explicou o prospector de negócios do banco na região noroeste, Ronaldo Ribas, em entrevista ao Portal GMC Online. [ouça o áudio acima]
Além disso, quem já é cliente poderá postergar contratos de crédito já firmados com o BRDE, de acordo com as linhas contratadas, por um período de 6 a 12 meses, de acordo com cada contrato. Para empreendimentos de médio e grande porte, o banco disponibiliza todas as suas linhas de crédito. [ouça o áudio acima]
Pela Fomento Paraná, a renegociação dos contratos para concessão de moratória será tratada caso a caso, mediante solicitação, que pode ser feita a partir da Rede de Parceiros, agentes de crédito ou correspondentes nos municípios, ou no site da Fomento Paraná.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550