O Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) de 2023 é elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná e foi divulgado esta semana. Na avaliação estão os portais do Governo do Estado, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Assembleia Legislativa e do próprio TCE-PR. Além disso, 386 prefeituras e 382 câmaras de vereadores foram analisadas.
Na primeira etapa, gestores precisaram adequar os portais de transparência e preencher um questionário eletrônico até o final de agosto, com as informações sobre o trabalho feito pela administração pública. A segunda etapa foi a validação das informações preenchidas. O TCE-PR faz a aferição do índice desde 2019.
No geral, as prefeituras do Paraná atingiram um índice médio de 75,33%, enquanto as câmaras municipais chegaram a 71,97% de transparência.
A liderança é da região. As prefeituras que ficaram com nota máxima no ITP 2023 foram Santa Isabel do Ivaí, Rio Branco do Sul e Rosário do Ivaí.
Considerando os maiores municípios do Paraná, Maringá aparece em primeiro lugar, com Índice de Transparência de 97,51%. 95,26% de Curitiba; 93,23% de Ponta Grossa; 94,53% de Cascavel e 79,13% de Londrina.
Das 5 câmaras municipais que obtiveram nota máxima no ITP 2023, três são da região de Maringá: Mandaguari, Sarandi e Mandaguaçu.
Nenhuma das Câmaras que chegaram à liderança neste ano estavam entre as primeiras no ano passado, como é o caso da Câmara de Mandaguari, que subiu da 47ª posição para a liderança no ranking estadual.
Um resultado muito acima das câmaras municipais da região, como Marialva, que ficou na 282ª colocação, e das maiores cidades do Paraná, como Londrina, na 171ª colocação, e Curitiba, na 42ª posição do ranking.
O diretor da Câmara de Mandaguari, Carlos Bredariol, fala sobre as mudanças que levaram à nova posição quando o assunto é transparência. [ouça o áudio acima]
O ranking dividido em prefeituras, câmaras municipais e órgãos estaduais pode ser acessado no site do TCE PR.
Com colaboração Brenda Caramaschi/CBN Maringá.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550