Em todo o Paraná, a safra de batatas ocupa uma área de 11 mil hectares. Segundo dados do Deral, o Departamento de Economia Rural, a colheita da segunda safra de batatas no estado está em 78%. A expectativa é que sejam produzidas 323,7 toneladas do tubérculo.
A produção de batatas no estado se concentra mais na região sudoeste. Mas há plantações em todo o estado. Na região de Campo Mourão, a safra está em desenvolvimento, explica o técnico do Deral, Paulo Andrade.
Segundo ele, dos 2,4 mil hectares de batata a serem colhidos, 88% estão se desenvolvendo bem. [ouça o áudio acima]
O preço médio recebido pelos produtores de batata no Paraná na semana passada foi de R$ 130,98 pela saca de 50kg, redução de 11,3% em relação aos R$ 147,71 da semana anterior.
Na Ceasa de Maringá, o preço médio do saco de 25 kg de batata é vendido entre 72 reais e 135 reais, dependendo da variedade.
Dados do Ipardes, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, indicam que a batata-inglesa foi um dos alimentos que teve a maior alta de preços em junho em Maringá: 17,01%. Isso por causa justamente da reta final da safra, o que gera restrição na oferta do tubérculo, segundo analisou o Ipardes.
Com informações da AEN.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550