

Campeonato Paranaense
Com gosto de derrota, Maringá FC empata com o Athletico na capital
Esporte por Felippe Gabriel/GMC Online em 24/01/2024 - 22:19O Maringá FC empatou em 1 a 1 com o Atlético Paranaense, na Ligga Arena, em Curitiba, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Paranaense nesta quarta-feira (24). Serginho, de pênalti, marcou para o Tricolor e Gamarra empatou para o Furacão.
Diferentemente do habitual, o Maringá FC foi para o confronto escalado com três zagueiros, formando uma linha de cinco jogadores na defesa. O zagueiro Vilar voltou ao time titular, e Cesinha, que havia iniciado as outras partidas, ficou fora por uma virose.
Para a partida, o Athletico voltou com o melhor do seu plantel, depois de ter utilizado um time misto com garotos da base nas duas primeiras rodadas.
O último confronto entre as equipes havia sido na semifinal do Campeonato Paranaense do ano passado. Na série de dois jogos, foram duas vitórias do Furacão, que avançou para a final e foi campeão em cima do Cascavel.
O palco do jogo, a Ligga Arena, recebeu público exclusivo de mulheres, crianças abaixo de 12 anos e PCD’s, devido a uma punição decorrente de uma confusão em partida contra o Coritiba no campeonato do ano passado.
Furacão viu o Maringá fazer tempestade
O Maringá teve um início muito forte, sem deixar o Furacão respirar. O time do Athletico não se encontrava em campo e o jogo do Maringá estava muito encaixado, atacando principalmente pelo lado esquerdo. Apesar da escalação inicial mais defensiva, o Tricolor era quem propunha o jogo. O Tricolor apostava em jogadas rápidas que encontravam Robertinho e Serginho no ataque.
Logo aos cinco minutos, Serginho marcou um golaço de fora da área. Depois de muita confusão da arbitragem, o gol foi anulado, gerando muita polêmica. Os jogadores não se abalaram e continuaram em cima do Athletico. Minutos depois, o juiz marcou pênalti para o Maringá e Serginho converteu, abrindo o placar.
O jogo continuou muito movimentado, e o Maringá pressionava a saída de bola do Athletico, forçando o time da capital a fazer ligações diretas, pois não conseguia sair tocando. Apesar do sufoco, o Dogão teve dez chances claras no primeiro tempo, perdendo muitos gols.
Com a virada do intervalo, a partida estava lá e cá. Toda jogada resultava em boas chances para os dois times, que desperdiçaram as chances que tinham. Com o tempo, o Athletico conseguiu ficar mais com a bola e equilibrou a partida. Por sua vez, o Maringá cansou e parou. Não pressionava e o Athletico chegava com mais efetividade. Foi quando Jorge Castilho quis ganhar o jogo e partiu para o ataque com substituições. Mas isso acabou bagunçando o time e o time se perdeu.
O Furacão era quem pressionava a saída de bola e o Maringá apostava nos chutões. Depois de muita pressão, Gamarra aproveitou cruzamento e empatou. No fim, Mirandinha perdeu dois gols claros no fim e placar não se alterou.
O JOGO
1º Tempo
O Maringá começou a partida com tudo, não deixando o Athletico respirar. Aos cinco minutos, a defesa do Athletico afastou a bola para longe e a zaga do Maringá rebateu, a colocando de volta no ataque. Serginho dominou, girou e bateu forte de muito longe, acertando o ângulo de Bento. Porém, depois de muita reclamação dos jogadores do Athletico e de muita confusão e demora por parte da arbitragem, o gol foi anulado por impedimento. O Campeonato Paranaense, nesta primeira fase, não possui a tecnologia do VAR.
Mas o Tricolor continuou pressionando e nos lances seguintes chegou ao gol. Em bola levantada na área pela esquerda, Robertinho desviou de cabeça e o zagueiro Kaique Rocha colocou a mão na bola. O juiz marcou pênalti para o Maringá. Serginho cobrou no cantinho, deslocando o goleiro Bento, e abriu o placar em Curitiba.
O time do Athletico não se encontrava em campo e o jogo do Maringá estava muito encaixado. Aos 21’, Robertinho partiu em contra-ataque, limpou o zagueiro na entrada da área e bateu forte para o gol, para boa defesa de Bento, que ficou com a bola. Na sequência, Bento saiu jogando errado, Rodrigo adiantou, roubou a bola e avançou dentro da área. O volante cruzou forte e encontrou o lateral Caique sozinho no outro lado. O defensor atacou a bola e mandou por cima da meta, perdendo um gol incrível sem goleiro.
O primeiro tempo foi de grande intensidade do Tricolor, que chegava com muita facilidade. Aos 30 minutos, Caique protagonizou mais um lance de grande perigo. O lateral recebeu na esquerda, limpou a marcação de Madson e bateu forte direto para o gol. Bento, que esperava um cruzamento, precisou se ajeitar e conseguiu tocar na bola, mandando para escanteio.
Aos 36’, Zé Vitor, pela direita, cruzou alto para área, a bola passou por toda defesa do Athletico e chegou em Serginho, que tentou dominar de peito e não concluiu a jogada. O meia errou o movimento e a defesa afastou.
Ao fim do primeiro tempo, os atacantes do Maringá já sinalizavam desgaste. Mesmo assim, já nos acréscimos, em mais um contra-ataque Robertinho avançou sozinho com a marcação, conseguiu tomar a frente, ajeitar o corpo e ficar cara a cara com Bento. O atacante bateu rasteiro e o goleiro fez uma ótima defesa.
Ainda deu tempo para Zé Vitor encontrar Serginho na esquerda, que dominou e desacelerou, tocando para Rodrigo que chegava ao ataque. O volante dominou e bateu de fora da área, colocando a bola muito próxima ao gol. Apesar de muitas chances, o Maringá não converteu e foi para o intervalo com a vitória parcial de 1 a 0.
2º Tempo
O jogo estava lá e cá na volta do intervalo. Logo no início, Robertinho recebeu pela direita, puxou para o meio, limpou dois marcadores e bateu rasteiro, para bela defesa de Bento.
Aos 5’, após escanteio do Furacão, a bola sobrou para Zé Vitor, que arrancou por todo o campo e não conseguiu finalizar com precisão quando chegou na área, pois estava pressionado pela marcação.
O Athletico conseguiu ficar mais com a bola e equilibrou a partida. Foi quando Jorge Castilho mexeu no Maringá, tirando um zagueiro e colocando um atacante, formando um ataque muito veloz. Ao mesmo tempo, tirou força da defesa.
Assim, aos 18 minutos, em um bate rebate na área, a bola chegou à esquerda da área do Maringá por duas vezes e, na segunda, o cruzamento de Erick encontrou Gamarra, que a bateu sozinho para empatar a partida.
O Maringá, então, não se encontrava em campo e o Athletico tinha lances esporádicos, mas de muito perigo. Cuello chegou com muito perigo em dois lances seguidos e quase virou o placar para o Furacão.
Porém, em escapada pela direita aos 36’, Robertinho chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro para trás. Mirandinha apareceu na entrada da área e soltou uma bomba na trave direita de Bento.
Com mais substituições, o técnico Jorge Castilho voltou para a formação inicial com três zagueiros tentando preservar o placar. O Athletico chegava com perigo e aos 44’, em cruzamento pela direita, Alex Santana desviou e Dheimison fez grande defesa.
Mas em uma descarga de ânimo, o Tricolor partiu para o ataque tentando sair com a vitória e, nós acréscimos, Bento saiu jogando errado e Mirandinha recebeu um presente do goleiro. O atacante do Maringá se precipitou e isolou a bola, perdendo mais uma grande chance.
Próximo compromisso
Com o empate, o Maringá segue líder da competição com sete pontos conquistados em três jogos. Agora, recebe o Cascavel no Estádio Regional Willie Davids, nesse sábado (27), às 16h.
FICHA TÉCNICA
Athletico Paranaense x Maringá FC – 3ª rodada do Campeonato Paranaense
Data e hora: 24 de janeiro de 2024, às 19h00 (de Brasília)
Local: Ligga Arena – Curitiba (PR)
Árbitro: Marco Antonio dos Santos Travessolo
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Lucas Henrique Gowatiski
4º árbitro: Anabi de Araújo Lopes
Cartões amarelos: Marcos Vinicius (19’ 1T), Ronald (20’ 1T), Vinicius Kauê (21’ 1T), Caique (2’ 2T), Madson (49’ 2T)
Cartões vermelhos: nome (x’ 1T) (x’ 2T)
Gols: Serginho (11’ 1T), Gamarra (18’ 2T)
Athletico Paranaense: Bento; Madson, Kaique Rocha, Lucas Belezi, Vinicius Kauê (Mateo Gamarra, 1’ 2T); Fernandinho, Erick; Canobbio, Cuello, Romeo Benítez (Alex Santana, 1’ 2T); Pablo (Julimar, 23’ 2T). Técnico: Juan Carlos Osorio.
Maringá FC: Dheimison; Marcos Vinicius, Ronald (Negueba, 18’ 2T), Vilar, Tito, Caique; Rodrigo, Iago Santana (Max Miller, 38’ 2T), Zé Vitor; Robertinho (Parrudo, 38’ 2T), Serginho (Mirandinha, 30’ 2T). Técnico: Jorge Castilho.
Público total: 34.356
Acesse GMC Online
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048
Fotos: Rodrigo Araújo/MFC
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade