A operação foi realizada por órgãos de Saúde de Paranavaí, Ministério Público e Polícia Militar. Durante a patrulha as equipes encontraram muitos focos de mosquito da dengue em pneus de uma borracharia e também em restos de veículos em um ferro velho. Dois comerciantes foram detidos, como explica a secretária de Saúde de Paranavaí, Andréia Vilar.
Os dois comerciantes já respondem criminalmente pelo mesmo motivo. No ano passado eles também foram detidos por terem criadouros de mosquito, pagaram fiança e foram soltos. Os dois foram encaminhados à delegacia de Paranavaí e, de acordo com o Ministério Público, vão responder na Justiça pelos crimes de desobediência e exposição da saúde pública a risco. A promotoria do Ministério Público de Paranavaí acompanhou a operação e documentou tudo. Esse material será juntado ao processo.
Paranavaí enfrenta uma epidemia de dengue. Só neste ano já são mais de 800 casos confirmados da doença no município. Em todo o Paraná são 22 municípios em situação de epidemia.