O primeiro decreto de isolamento social publicado no dia 18 de março em Maringá perdeu a validade nesta sexta-feira (17).
Ele será substituído por outro que deve ser publicado até o meio dia desse sábado (18).
Neste novo decreto a Prefeitura de Maringá vai liberar mais algumas atividades econômicas. A principal delas é o comércio varejista de rua. Parte começa a funcionar novamente na segunda-feira. A outra parte na quarta-feira, após o feriado.
Em coletiva de imprensa o prefeito Ulisses Maia disse que a permissão para funcionamento de um setor depende de estudos técnicos. A reabertura de clínicas, por exemplo, respeitou o parecer técnico nº 9 do dia 5 de abril do Grupo Executivo em Emergência Pública.
O prefeito explicou que para elaborar um parecer como este, os profissionais de saúde monitoram hospitais, unidades de saúde e profissionais de estatística cruzam dados. Também há um levantamento matemático de circulação de pessoas e regiões da cidade.
É com respaldo técnico que será autorizada a reabertura do comércio. Ainda se discute reabertura de salões de beleza e feiras livres. Shoppings, academias e teatros não poderão voltar a funcionar por enquanto.[ouça no áudio acima]
Uma das possibilidades ainda em estudo é o funcionamento do comércio das 10h às 16h. Também por decreto a Prefeitura vai obrigar a população a usar máscara.
Foram compradas 300 mil máscaras, num total de 800 mil reais, para distribuir à população que não tem condições de comprar ou confeccionar uma máscara.