As comissões de Constituição e Justiça e Finanças e Orçamento da Câmara de Maringá deram parecer favorável ao reajuste do IPTU de Maringá. Os projetos que reajustam o item na cidade devem entrar em discussão na sessão da próxima terça-feira, dia 11.
O reajuste em 2019 ficou em 4,53%, que é o valor do IPCA 15, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo. O pagamento à vista vai gerar desconto de 10% em janeiro; em fevereiro, de 7%. O municipio esperar arrecadar ao longo do ano 180 milhões de reais com o IPTU.
Segundo o vereador Sidnei Telles, do PSD, presidente da comissão de finanças, o projeto já tinha sido discutido anteriormente com a prefeitura. Por isso, não houve nenhuma surpresa durante a análise. Entretanto, Telles aponta que deveria haver em breve uma nova avaliação das plantas do IPTU porque imóveis antigos estão defasados nesse quesito. E, com isso, o município perde dinheiro. O vereador explica que no caso do ITBI, o imposto sobre a transição de bens e imóveis, o valor está correto e atual.
O valor do reajuste do IPTU foi divulgado na semana passada. O desconto para o pagamento à vista para o ano que vem diminuiu. Segundo a prefeitura, é que como houve redução na taxa básica de juros, e o município tem dinheiro aplicado, foi necessário também abaixar o índice de desconto.

Agência Brasil
Economia
Comissões dão 'ok' ao reajuste do IPTU de Maringá
Economia por Victor Simião em 06/12/2018 - 15:52Projetos que reajustam o imposto devem entrar em discussão na próxima terça-feira (11). Valor ficou em 4,53% para 2019.
Notícias da mesma editoria


Mercado brasileiro


Lances a partir de R$ 100
Veículos apreendidos serão leiloados pela Prefeitura de Maringá
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade