Um movimento de pais e mães ligados à moderna produção agropecuária, geradora de alimentos, bioenergia e matériasprimas de origem rural, surgiu no país, questionando alguns conteúdos do material didático utilizado na sala de aula de seus filhos.
Argumentam eles que certos livros e apostilas escolares, utilizados no ensino fundamental do país, contém passagens onde se trata a produção de alimentos de forma equivocada, deformada e, até mesmo, preconceituosa.
Relatos de profissionais e produtores rurais, oriundos de várias partes do país, sugerem a atualização e correção do material didático, tornando-o pedagogicamente mais interessante e conectado com a realidade vivenciada pelas crianças e jovens.
Nesse processo de revisão, professores e estudiosos do novo mundo rural podem, e devem, auxiliar as empresas educacionais a aprimorarem seus materiais didáticos, especialmente no ensino fundamental.
Com o título de “O novo mundo rural e a produção de alimentos no Brasil”, os professores Xico Graziano e Marco Fava elaboraram um texto com sugestões de conteúdo para o ensino fundamental no país. Oferecemos aos professores uma nova abordagem para o material didático utilizado na sala de aula.