CBN Saúde
Como proteger os rins em quem tem hipertensão
CBN Saúde por Brenda Caramaschi em 07/07/2025 - 11:10
A hipertensão arterial é conhecida por seus riscos ao coração e aos vasos sanguíneos, mas muitos não sabem que ela é uma das principais causas de doença renal crônica. A pressão alta pode comprometer os rins de forma progressiva e silenciosa.
A nefrologista e diretora de relações institucionais da Sociedade Brasileira de Hipertensão Andrea Pio de Abreu explica como a hipertensão afeta os rins e o que fazer para evitar danos silenciosos e irreversíveis. Monitorar a pressão regularmente e acompanhar os níveis de creatinina são passos importantes, assim como os exames de urina para avaliar a presença de proteína ou albumina, o que é um marcador precoce da lesão renal.
Pacientes hipertensos devem fazer esses exames a cada seis meses, orienta a médica. “Quando os sintomas aparecem, como inchaço, cansaço excessivo ou alterações urinárias, o quadro já está avançado”, diz.
Reduzir o consumo de sal e alimentos ultraprocessados, como temperos industrializados, embutidos, enlatados e fast food é fundamental para quem quer proteger os rins, diz a especialista, assim como praticar pelo menos 150 minutos semanais de atividade aeróbica. “A mudança no estilo de vida deve ocorrer junto com o tratamento medicamentoso, sendo ambos fundamentais para o sucesso a longo prazo.
A hipertensão não controlada danifica os rins pouco a pouco, sem causar dor ou sintomas imediatos. Por isso, a prevenção é a maior aliada. Se você tem pressão alta, não espere sentir algo para agir. Vá ao médico”, alerta a médica.
Quer encaminhar uma pergunta ou sugestão para o CBN Saúde? Envie e-mail para jornalismo@cbnmaringa.com.br ou mande mensagem para o WhatsApp da CBN. O número é (44) 3220 4048
Acompanhe CBN Saúde, às segundas-feiras, a partir das 11h10, dentro do CBN Maringá 1ª. Edição