O empresário do setor industrial no Paraná segue otimista. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa mensal realizada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) em parceira com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e que teve os resultados de junho divulgados nesta semana.
Neste mês, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) no estado atingiu 59,2 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100. Trata-se da terceira alta consecutiva no indicador nos últimos meses. De acordo com a Fiep, o estudo avalia o nível de confiança dos empresários nos negócios e na economia.
Apesar da terceira alta seguida, o número apresenta queda se comparado com o mesmo período de 2021. Em junho do ano passado, o Índice era de 64,1 pontos, 4,9 a mais do que em 2022. Nos últimos 12 meses, a queda é de 0,2 pontos e a média do indicador no intervalo dos últimos 12 meses é de 59,4 pontos, o que representa otimismo do setor.
De acordo com o economista da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Marcelo Alves, o indicador segue uma tendência de alta, apesar de três quedas no início do ano. [ouça no áudio acima]
Ainda segundo o economista, além dos desafios da pandemia, o conflito armado entre Rússia e Ucrânia é um fator que exerce muita influência nos números. [ouça no áudio acima]