Conheça a história de Valdevino dos Santos, o coletor de lixo mais antigo de Maringá
Foto: Rafael Bereta/GMC Online

Amor à profissão

Conheça a história de Valdevino dos Santos, o coletor de lixo mais antigo de Maringá

Cidade por Rafael Bereta/GMC Online em 08/07/2024 - 10:35

Já imaginou como seriam as cidades sem os coletores de lixo? Esses profissionais acordam cedo todos os dias para realizar as coletas, mantendo os bairros mais limpos. Em Maringá, a reportagem encontrou o Seo Valdedino dos Santos, que está nesse ramo há 36 anos. 

Há 36 anos, Valdevino dos Santos de Souza, conhecido como ‘Paulão’, trabalha na coleta de lixo em Maringá. Aos 57 anos, ele compartilha uma trajetória marcada por dedicação e amor à profissão. Valdevino iniciou sua carreira em 1988, após deixar o emprego de segurança na Prefeitura de Maringá para se aventurar no ramo da limpeza urbana, que oferecia melhores oportunidades. (Ouça o áudio)

Com o tempo, Valdevino se adaptou à rotina intensa da coleta de lixo e encontrou uma maneira de realizar seu trabalho com leveza. (Ouça o áudio)

Atualmente, Valdevino divide seu tempo entre Iguatemi (distrito de Maringá) e alguns bairros da Cidade Canção, como Jardim Olímpico e Ouro Cola. (Ouça o áudio)

Para Valdevino, ser o coletor de lixo mais antigo de Maringá é motivo de orgulho e satisfação. (Ouça o áudio)

Ao longo dos anos, Valdevino acumulou inúmeras lembranças. Uma das mais marcantes é a perda de um motorista da coleta, um episódio que o emocionou profundamente. Quanto ao preconceito, ele afirma que nunca se deixou abalar. (Ouça o áudio) 

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade